Translate

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Olha a pamoooooonha!

Prato típico e tradicional no estado de Goiás, a pamonha, por aqui em São Paulo é iguaria difícil de ser encontrada e não entendo muito bem o porquê, afinal, milho é delicioso. Melhor ainda se juntar linguiça de porco bem frita e queijo minas frescal, cebolinha e um toque de pimenta. Fantástico!

Talvez pela brincadeira: “Pamonha de Piracicaba”, pela qualidade ruim, pelo nome ou por praticamente só se encontrar de doce por aqui, não é algo desejável pelos paulistanos o que é uma pena. Estão perdendo. Se houver uma oportunidade de experimentar a legítima goiana, não deixe passar. Tem com frango desfiado, só com queijo e de queijo com linguiça e pimenta, tem com lombo de porco, com guariroba (um tipo de palmito amargo), catupiry com doce e com creme de leite e várias outras.

Vamos fazer 6 pamonhas médias. Compre 12 espigas com a palha. Corte as pontas e descarte as duas primeiras palhas, as outras, retire e coloque-as em água quente por alguns minutos, elas precisam ficar maleáveis.

Rale o milho das espigas e coe posteriormente. Junte 120 ml de gordura bem quente, pode ser banha de porco ou óleo vegetal: girassol ou milho, fuja do óleo de soja. Misture bem. Adicione, sal, cebolinha e pimenta de bode a gosto, sugiro macerar bem a pimenta para espalhar pela massa. Frite linguiça de porco e corte o queijo em retângulos.

Confesso que esqueci de bater uma foto de como dobrar a palha para encher com a massa da pamonha, então busquei esse imagem na internet. (pt.petitchef.com)


Mergulhe um pedaço de linguiça e um de queijo. Passe outra palha em volta e por cima e prenda com uma liga de borracha dessas de escritório ou barbante de algodão, no caso da liga passe-a em água fervente para retirar um possível gosto que ela venha a soltar. 

Coloque as pamonhas em aguá abundante e cozinhe por 45 minutos. 


Bom apetite!


2 comentários:

  1. Pamonha é definitivamente minha comida preferida. Eu só comia a de doce. Depois que provei a de sal com queijo e linguiça, nunca mais quis saber de outra.

    ResponderExcluir
  2. Nunca comi uma pamonha. Mas você me convenceu. Onde eu encontro pra comprar aqui em São Paulo?

    Wellington Buarque

    ResponderExcluir