Translate

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Brincando de Beef Neguimaki.

Um dos pratos que aprendi nas aulas de cozinha fria da faculdade de gastronomia é o saboroso Beef Neguimaki. O que é um prazer fazê-lo. Trabalhar alimentos em camadas é uma diversão, uma descoberta de sabores e cores. A possibilidade de se criar variações é bem vasta.

O “original”, digamos assim, é feito a partir do contra filé e demais ingredientes como molho de soja (comumente conhecido por Shoyu: pronuncia-se "Xoiú"), mel, gengibre, óleo de gergelim torrado, alho, cebolinha e gergelim branco.

Bem, voltando no nosso beef, vamos mudar os ingredientes. Faremos com lombo de porco, molho de tomate italiano, abobrinha, chouriço e pimenta chili em pó.

Congele meia peça de lombo. Neste estado vamos cortá-la em fatias bem finas e dispor sobre uma folha de papel alumínio ou vegetal próprio para culinária, sobrepondo as bordas das fatias umas as outras formando uma manta de carne. Tempere com sal e pimenta. Passe molho de tomate italiano, sem excesso, apenas para umedecer. Corte no comprimento fatias finas de abobrinha e faça mais uma camada.


Dica: Ferva água e coloque por alguns instantes as fatias da abobrinha para que fiquem maleáveis. Em seguida dê choque térmico em água gelada.

Sobreponha novamente, agora com fatias bem finas de chouriço português. Enrole tudo com o auxilio do papel alumínio.


Importante: Certifique-se de não enrolar o alumínio por dentro do alimento.

Após formar um tubo, cubra totalmente com o papel e feche as bordas para não perder líquido e vapor no processo de cocção. 


Deixe por meia hora em forno a 200°C. Retire a proteção do alumínio, pincele molho de soja e volte ao forno por mais 10 minutos. Retire e pincele agora com aquele azeite de Urucum que fizemos em uma das postagens anteriores e volte ao forno até corar ao seu gosto.


Com arroz branco e mix de folhas fica excelente.


Bom apetite!


4 comentários:

  1. Como diz a Vanessa: Sassinhora. Não vejo a hora de chegar a hora do almoço. Aí sim vou dizer se esta carne dos deuses feita de madrugada valeu suas horas sem dormir. Quero muitoooooo. É tão bom experimentar uma mistura de sabores diferentes. Um agrado para o nosso paladar.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia!!!! Vou guardar esta receita, deve ser muito boa mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita, vou tentar fazer, deve ser uma delícia!!!!

    ResponderExcluir
  4. Parceiro...esse deve ser muito trabalhoso, mas o resultado é um prato muito bonito e com certeza saboroso...fiquei curioso...tá na minha lista.

    ResponderExcluir