Se tiver a oportunidade de fazer este prato no fogão à lenha ou na churrasqueira, não deixe de lado. A defumação no momento da cocção dará um sabor mais acentuado à carne. Aqui vamos adaptar ao forno convencional para que possamos fazer-lo em casa.
O resultado é semelhante e tem basicamente as mesmas etapas.
Corte rente ao osso uma boa costela suína, separando assim as ripas umas das outras, ou seja, cada uma ficará com o osso de um lado e carne do outro. Coloque-as em uma travessa de vidro própria para ir ao forno. Acrescente lascas grossas de cebola e os seguintes temperos.
Junte em uma vasilha: Sal, páprica picante, pimenta mexicana habanero em molho, alho partido ao meio, alho frito, mostarda, alecrim desidratado, erva-doce, açúcar mascavo, mel, gotas de óleo de gergelim torrado, um pouco de molho de soja e de tomate italiano. Por fim uma cerveja preta de boa qualidade. Misture tudo e acrescente à carne.
Cubra a travessa com papel alumínio, parte fosca para fora e leve ao forno a 200ºC por cerca de uma hora. Tire o papel e asse por mais uma hora a 230ºC.
Dica: Disponha as ripas da costela com o osso para cima na travessa.
A cebola que vai na receita, além de dar sabor, absorverá parte da gordura e hidratará a carne de porco para que não resseque. Eu não consumo, apenas descarto. Sirva apenas a carne.
Para acompanhar essa proteína. Faça um arroz com açafrão. Doure cebola e alho na banha de porco, acrescente arroz previamente lavado, cubos de cenoura. Acerte o sal e cozinhe na panela semi tampada. Ao final da cocção acrescente as ervilhas.
Bom apetite!
Bom bisurdo. Esse sim alimenta.
ResponderExcluirOutback caseiro?
ResponderExcluirBoa proposta.
André Selezer