Atualmente tido como símbolo da chamada Junk Food (termo pejorativo para se referir às comidas com baixo nível de nutrientes e teor calórico acentuado), o hamburger, criado por imigrantes alemães pode ser uma refeição nutritiva e com sabores surpreendentes se feito em casa com ingredientes de qualidade.
Para o nosso usaremos o seguinte: Carne magra (patinho por exemplo) alcaparras, azeitonas, cebola, alho-poró, mostarda, molho de tomate italiano e pimenta.
Processe ou pique muito bem na faca os temperos e misture com a carne gelada. Adicione sal e pimenta chili. Faça os hamburgeres com o auxílio de um aro de metal e reserve na geladeira até o momento de ir para frigideira. É interessante manipular com a carne fria, pois além de assegurar para que não estrague não será necessário usar pão ou ovo para dar liga.
Para o molho que irá acompanhar, usaremos rúcula, cebolinha e erva-doce. Pique bem esses ingredientes e misture com coalhada que pode ser substituída também por creme azedo e um pouco de azeite. Prove e acerte o sal.
Frite com um fio de azeite em fogo baixo e coberto com uma tampa. Sirva com rodelas de tomate e se preferir uma fatia de queijo derretido.
Saudável, sem gorduras trans, conservantes e com sabor intenso.
Bom apetite!
Uma homenagem digna aos nossos amigos alemães. Eeeee delícia.
ResponderExcluir