Translate

terça-feira, 31 de julho de 2012

Sobá com carne de porco e frango.

Dentro da antiga, desativada e adaptada estação ferroviária de cargas de Campo Grande no Mato Grosso do Sul, funciona uma deliciosa feira em que são servidos alguns pratos da cultura japonesa.

Depois de São Paulo é a segunda maior colônia de imigrantes orientais no Brasil.

Como em Campo Grande se instalaram filhos diretos da ilha onde o prato é típico, considero que os descendentes "Okinawanos" reproduzem o melhor Sobá pros lados de cá.

Feito com macarrão sarraceno, caldo, carne de porco, vaca ou frango, omelete e cebolinha é rico em proteínas e carboidratos.

A originalidade do prato bate de frente com uma dificuldade em adquirir os temperos exatos que leva esse prato, então para o caldo comprei o Soba Tsuyu, um composto de especiarias basicamente de: molho de soja, peixe bonito, extrato de peixe bonito e sakê, todos liofilizados (desidratados e transformados em pó).


Para melhorar o sabor do caldo que na minha opinião é a melhor parte do prato, vamos fazer um saboroso caldo de legumes.

Em uma panela refogue em pouquíssimo óleo: cenoura, salsão e cebola, nessa ordem para entrar na panela e respectivamente na proporção de 1 pra 1/2 e 1/2. Após uma fritada, acrescente água e deixe cozinhar sem ferver, ou seja, fogo muito baixo, por cerca de 30 minutos para que a água pega os sabores.


Coe e reserve, mantendo aquecido.

Refogue em um fio de azeite as carnes de porco e frango em tiras previamente temperadas com molho de soja, sal e pimenta (a receita original não leva pimenta, mas vai contra a nossa proposta aqui). Use o método de degalcear a carne com o caldo de legumes, ou seja, a medida que a carne for fritando, adicione pequenas frações de caldo para soltar o residual do fundo da panela, o que vai ficando grudado.


Esse processo re-hidrata a carne e deixa com a cor mais bonita. Reserve.

Faça uma omelete apenas de ovos mexidos e sal, assim como uma paqueca, enrole e corte em tiras.


Cozinhe o macarrão em água abundante.

Montagem:
Coloque no fundo o macarrão retirado da panela de cozimento, misture um envelope (14g) de Soba Tsuyu em cerca de 150ml de caldo de legumes e despeje sobre o macarrão.


Por cima coloque as carnes, a omelete e cebolinha picada.


Bom apetite!


2 comentários:

  1. Como esposa de um Campo Grandense não posso deixar de elogiar esta bela receita, e dizer que eu adoro Sobá! já tentei fazer mas não ficou bom, vou experimentar a sua receita. Te aguardamos ansiosos aqui na nossa terra Goiana, um beijo Carol

    ResponderExcluir
  2. Quem é de Campo Grande e quer matar as saudades de casa, precisa experimentar esta delícia. Quem ainda não conhece, está perdendo tempo. Só isso que tenho a dizer.

    ResponderExcluir