Quando uma noite de preguiça pede uma comida quentinha, fácil e saudável, além de muito saborosa, podemos pensar em um caldinho restaurador de energias. Afinal é quinta-feira e depois dessa semana complicada em São Paulo, a sexta de happy-hour nos aguarda cheios de energia.
Coloquei coxas de frango sem tempero no forno, naturalmente com a pele para cima até ficarem bem assadas e crocantes. Não as tire pois vão agregar sabor à proteína. Assim como a gordura da picanha em um churrasco.
Use frango orgânico que é livre de antibióticos. O cheiro e o sabor são totalmente diferentes. Muito melhores.
Para o arroz, pique na faca uma cebola e alguns dentes de alho. Refogue. Em uma panela no fogo com azeite, adicione o arroz, folhas de louro desidratadas e uma colherinha de um mix de temperos triturados que pode ser encontrado em mercados mais especializados: salsa, cebolinha, aipo, manjericão, manjerona, alho-poró, sálvia, nós-moscada, alecrim e gengibre. Adicione água e acerte o sal. Cozinhe até um ponto do arroz mais durinho.
Desfie o frango e deixe partes da pele que estão bem sequinhas. Apenas alguns pedaços pois elas acrescentarão mais sabor ao caldo.
Na panela do arroz junte o frango desfiado e água três dedos acima. Deixe ferver por alguns minutos para que os temperos penetrem na carne. Prove e acerte o sal. Cozinhe mais um pouco, apague o fogo e salpique cebolinha.
Dica: Sirva com metades de ovos de codorna cozidos.
"Degustei" umas três vezes.