Translate

terça-feira, 17 de julho de 2012

Da alta à baixa gastronomia.

O portal Terra constatou os 10 restaurantes mais caros de São Paulo ou na minha opinião os "mais famosos" expondo duas combinações de: entrada, prato principal e sobremesa, que vão da menos à mais cara.

Não entrou na avaliação a qualidade final dos pratos (sabor, textura, aroma, visual), bem como os produtos usados e suas origens ou os métodos de cocção. Nesse metiê o armazenamento e a manipulação são fundamentais para se garantir a integridade dos alimentos.

Nesse mesmo infográfico do portal, acredito que há restaurantes que se preocupem com os critérios e regras que garantam o peso de seus nomes, em contra partida, outros nem tanto.

Vale a pena lembrar que no ano passado, 2011, em um hotel de uma rede internacional com sede também na cidade de São Paulo e que abriga dois dos dez listados, teve o chef de cozinha e a nutricionista presos por permitirem o armazenamento de alimentos vencidos.

Certamente os erros foram corrigidos mas é sempre bom ficar atento. Não tenha receio ou vergonha em verificar o que lhe é servido. Já vi muita coisa absurda dentro de cozinhas.

Beleza se põe a mesa sim! Bem como respeito aos alimentos e aos seus comensais.



Link para o infográfico: http://www.terra.com.br/culinaria/infograficos/restaurantes-de-luxo/

domingo, 15 de julho de 2012

Bruschetta de cogumelo paris, ricota e uva-passa.

Não há regras para os ingredientes a serem usados em bruschettas. Faça-as com o que achar na geladeira ou invente novas combinações.

Trata-se de um antepasto italiano. Fatias de pão, originalmente fritas em azeite e adaptadas ao forno, quase sempre tendo tomate como ingrediente base, o que não minha opinião não pode faltar.


Para a nossa:
1 porção de cogumelos Paris (in natura)
1 porção pequena de uva-passa
150 g de ricota
3 tomates sem pele e sem semente
1 dente de alho
1/2 cebola
1/2 talo de alho-poró
1 colher de café de óleo de gergelim torrado
1 colher de café de orégano

São duas etapas simples:


Fatie os cogumelos, o alho-poró e pique o alho, misture-os com azeite, sal e pimenta chili em pó e salteia em uma frigideira pré-aquecida até dourar.

Tenha já em uma vasilha, o tomate, a uva-passa, a ricota e a cebola já picados e junte a eles todo os outros ingredientes e os cogumelos salteados. Prove e acerte o sal.


Disponha sobre as fatias de pão italiano e leve ao forno a 200ºC por 15 minutos. Descanse as bruschettas por 3 minutos e passe um fio de azeite antes de servir.

Dica 1: O tomate deve ser sem pele e sementes para que evite o excesso de água pois atrapalharia o pão de ficar crocante.

Dica 2: Não é costume meu divulgar marcas, mas no caso do pão italiano para quem mora em São Paulo, sem dúvida não há iguais aos das padarias 14 de julho e São Domingos. INCOMPARÁVEIS!


Bom apetite!