Translate

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ragu de bisteca sobre fritada de milho.

Apesar da palavra ragôut (ragu) ser francesa, sua origem tem base nas tradições italianas. Considerado como um molho de carnes para ser servido sobre massas, sofre variações em diferentes países.

Na Bélgica por exemplo, leva-se rim de boi e tomates, no Marrocos: carnes, peixes, legumes e frutas, na Itália: porco, salsicha, tomate, batata e vinho.


Para o nosso usaremos bisteca. Tempere com missô (trata-se de uma pasta de soja, arroz e sal usada na culinária japonesa) e deixe descansar por 3 horas na geladeira. Após esse período corte em cubos retirando o excesso da gordura.


Frite no azeite os cubos de bisteca. Após ficarem dourados, acrescente cebola picada e frite mais um pouco até ficarem transparentes. Adicione o vinho branco seco e deixe cozinhar até evaporar.


O vinho fará a integração dos sabores. Adicione molho de tomate italiano, louro e pimenta dedo de moça, acione caldo de legumes e deixe cozinhar em fogo médio ao ponto da carne ficar macia e o molho ganhar consistência.

Para a fritada cozinhe milho. Corte os grãos das espigas após estarem bem macios. Frite na manteiga até aumentarem o dourado.


Adicione água, alecrim e farinha pré-cozida para polenta. Coloque aos poucos e sempre mexendo até chegar à consistência firme. Um pouco antes do ponto final, adicione cebolinha.


Deixe esfriar em uma forma corte e frite em uma frigideira anti-aderente com um pouco de manteiga.


Bom apetite!