Translate

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sher Ping.

Ou massa recheada cozida na panela. Tradicional da China, este prato despende tempo, afinal carne de porco precisa de uma cocção mais prolongada, mas compensa, o sabor é muito bom.

Para a massa: 450gr de farinha de trigo, 225ml de água, 4 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta chili em pó. Misture tudo até formar uma massa homogênea e elástica. Reserve coberta por 1 hora.

Para o recheio pique os seguintes ingredientes em um processador ou na faca. Usaremos: 400gr de carne de porco, 2 cebolas médias, alho-poró, 3 porções pequenas de alcaparras, cebolinha e repolho, mais alho frito e um pedaço pequeno de uma boa calabresa.


Misture bem tudo, adicione sal e mais um pouco de pimenta.

Divida a massa em 8 porções iguais. Abra uma que fique na forma de um disco pequeno e fina. 


Coloque o recheio e puxe as bordas da massa para fechar.


Deixe descansar por volta de 15 a 20 minutos.

Em uma frigideira anti-aderente, deite um pouco de azeite e em fogo baixo coloque 2 ou 3 sher pings.Asse até dourar e ficar bem crocante a massa.


Dica: Sirva com molho de soja e limão cravo misturados.


Bom apetite!


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Chilli NERVOSO!

Nervoso, brabo; pra fazer chorar. Vamos aproveitar duas coisas de dentro da geladeira. Um bom feijão já pronto, bem temperado com paio, bacon e louro e mais uma carne moída magra.

Quero deixar claro que esta não é a receita original mas o sabor é bem próximo.

Tempere e frite a carne moída no azeite com cebola, sal e páprika picante em pó (substitui o pimentão). Adicione pimenta, MUITA pimenta e em seguida o feijão pronto.


Melhor que do que as químicas das tortilhas industrializadas, faça torradas com azeite e orégano.


Bom apetite!


e no jogo do Brasil...


terça-feira, 29 de maio de 2012

Pão de milho e queijo da Canastra.

O melhor desse pão, além da combinação deliciosa de milho, manteiga e queijo mineiro é o fato de poder ser consumido nas diferentes refeições que compõem nosso dia.

Pela manhã, pode-se acompanhar uma xícara de café, ou com um ovo caipira de gema mole por cima. Para o almoço, vai bem com uma salada verde e bacon sequinho. A tarde pode ser com um suco natural refrescante e umas fatias aquecidas na chapa. Já para o jantar, que tal fazê-lo acompanhar uma sopa de legumes ou um caldinho de feijão?

Em qualquer uma dessas ocasiões torna-se uma boa pedida.

Então vamos a ele.

Primeiramente coloque manteiga na frigideira com milho cortado de 2 espigas e cebola bem picada. Frite até que fique bem dourada e o milho crocante.

Para a massa, usaremos, cerca de 350gr de farinha preparada para polenta ou farinha comum de milho. 4 ovos, 250ml de leite, uma colher de sopa de fermento químico, 6 colheres de farinha de trigo, 150gr de queijo da Canastra e pimenta do reino.


Misture todos esses ingredientes e adicione a cebola com o milho. Misture novamente. Prove e acerte o sal. Sempre depois de colocar o queijo, pois este pode ser mais ou menos salgado.

Asse a 200ºC por 40 minutos ou até ficar dourado. 10 minutos antes salpique queijo ralado por cima e orégano.


Bom apetite!


segunda-feira, 28 de maio de 2012

28 de maio - Dia internacional do hamburger

Atualmente tido como símbolo da chamada Junk Food (termo pejorativo para se referir às comidas com baixo nível de nutrientes e teor calórico acentuado), o hamburger, criado por imigrantes alemães pode ser uma refeição nutritiva e com sabores surpreendentes se feito em casa com ingredientes de qualidade.

Para o nosso usaremos o seguinte: Carne magra (patinho por exemplo) alcaparras, azeitonas, cebola, alho-poró, mostarda, molho de tomate italiano e pimenta.


Processe ou pique muito bem na faca os temperos e misture com a carne gelada. Adicione sal e pimenta chili. Faça os hamburgeres com o auxílio de um aro de metal e reserve na geladeira até o momento de ir para frigideira. É interessante manipular com a carne fria, pois além de assegurar para que não estrague não será necessário usar pão ou ovo para dar liga.


Para o molho que irá acompanhar, usaremos rúcula, cebolinha e erva-doce. Pique bem esses ingredientes e misture com coalhada que pode ser substituída também por creme azedo e um pouco de azeite. Prove e acerte o sal.

Frite com um fio de azeite em fogo baixo e coberto com uma tampa. Sirva com rodelas de tomate e se preferir uma fatia de queijo derretido.

Saudável, sem gorduras trans, conservantes e com sabor intenso.


Bom apetite!


строганов ou Stroganov.

Este é um prato de origem russa que ao longo dos anos sofreu modificações além de se popularizar e cair na crítica dos paladares mais "refinados". Procurei manter um pouco do que seria "o original" ainda assim mudei uma coisinha ou outra.

Como dizia na faculdade nosso excelente mestre em História da Gastronomia, professor Ricardo Antônio Gomes Barbosa: "Tudo que abunda é vil, tudo que é raro é caro". E com o estrogonofe não foi diferente. Servido a imperadores russos do século XIX, hoje nem lanchonete de esquina inclui no cardápio. Mas vamos lá, pois com ingredientes de qualidade e um pouco de tempo teremos um prato simples de se fazer e saboroso.

Antes, um beijo nas tias Maria Antônia e Beth, afinal, o fogão da vez do almoço de domingo foi o da casa delas. Boa companhia e uma cervejinha bem gelada. Abraços!

Cortei filé mignon em tiras e temperei levemente com sal, um pouco de pasta de alho e iniciei salteando em azeite. Acrescentei cebola muito bem picada e algumas gotas de óleo de gergelim torrado.


Flambei com conhaque (Cognac). Peço que apenas faça essa etapa se souber como proceder, não queremos riscos na cozinha.


Adicionei cogumelos do tipo Paris em conserva, molho de tomate italiano e creme de leite fresco em temperatura ambiente e claro, uma boa pimenta.

Ao acrescentar o creme de leite desligue o fogo, não a necessidade de cozinhá-lo. 


Sirva com arroz branco e batata palha.

Dica: O que pode deixar esse prato enjoativo é o excesso de molho de tomate e creme de leite bem como a qualidade de ambos. Se já está usando filé que não é a carne mais barata do mercado, use um bom molho italiano por exemplo.


Bom apetite!


domingo, 27 de maio de 2012

Feira de orgânicos.

Aos domingos bem cedo (7:00 a.m.) e de cidade livre de qualquer tipo de trânsito, vou ao Parque da Água Branca aqui em São Paulo abastecer a semana com hortaliças orgânicas.


Preço dessa compra aí: 50,ºº


Vale a pena de verdade! Mas chegue cedo, a produção é pequena então as quantidades nem sempre dão para todos.

Bom domingo!