O molho conhecido como branco ou bechamel é considerado na gastronomia como um molho base, pois a partir dele se cria variações para outros molhos, cremes e sopas.
É interessante comercialmente mas honestamente, discordo em pedir um creme de ervilhas por exemplo e saber que estou consumindo mais farinha do que o legume.
Então, apesar de simples, vou colocar aqui em creme puro com uma boa variação, acrescentando mandioquinha e retirando a farinha, o leite e a manteiga que são os ingredientes do bechamel.
Coloque as ervilhas e fatias de mandioquinha para serem cozidas no vapor de água filtrada. Gosto da opção do vapor pois mantém as cores e os sabores mais exaltados além das propriedades nutritivas dos alimentos. A proporção será de 1 para 1/2. Nesta receita usei um pacote de 200gr de ervilhas congeladas para 100gr de mandioquinha, conhecida também por batata salsa ou aipo.
Para temperar usaremos os seguintes ingredientes:
1 pedaço de paio, a gosto, cortado em cubos.
1 cebola picada.
2 dentes de alho picados.
2 pimentas dedo de moça sem sementes e picadas.
Alecrim e um pouco de orégano.
Páprica picante e açafrão (pouco açafrão).
Em uma frigideira com azeite frite inicialmente o paio e depois junte todos os outros ingredientes bem picados na faca.
Depois de macios, bata os legumes no processador com cerca de 400ml de água. Utilize a água da fervura ou do cozimento à vapor.
Coloque em uma panela, em fogo médio, o creme e junte a ele os ingredientes fritos. Cozinhe por mais 5 minutos em fogo média sempre mexendo para que não queime ou grude no fundo. Isso fará que os sabores se incorporem. Prove e acerte o sal.
O alho frito e a cebolinha são uma boa opção para finalizar o prato.
Dica: Coloque um punhado generoso de queijo minas da Canastra no centro do creme.
Bom apetite!
Ficou tão bom, mais tão bom, que eu queria voltar no tempo pra comer novamente essa delícia. Daquelas comidas que aquecem o coração.
ResponderExcluirMandioquinha é conhecida também como batata baroa.
ResponderExcluir