Translate

sábado, 16 de junho de 2012

Creme puro de ervilha e mandioquinha.

O molho conhecido como branco ou bechamel é considerado na gastronomia como um molho base, pois a partir dele se cria variações para outros molhos, cremes e sopas.

É interessante comercialmente mas honestamente, discordo em pedir um creme de ervilhas por exemplo e saber que estou consumindo mais farinha do que o legume.

Então, apesar de simples, vou colocar aqui em creme puro com uma boa variação, acrescentando mandioquinha e retirando a farinha, o leite e a manteiga que são os ingredientes do bechamel.


Coloque as ervilhas e fatias de mandioquinha para serem cozidas no vapor de água filtrada. Gosto da opção do vapor pois mantém as cores e os sabores mais exaltados além das propriedades nutritivas dos alimentos. A proporção será de 1 para 1/2. Nesta receita usei um pacote de 200gr de ervilhas congeladas para 100gr de mandioquinha, conhecida também por batata salsa ou aipo.


Para temperar usaremos os seguintes ingredientes:
1 pedaço de paio, a gosto, cortado em cubos.
1 cebola picada.
2 dentes de alho picados.
2 pimentas dedo de moça sem sementes e picadas.
Alecrim e um pouco de orégano.
Páprica picante e açafrão (pouco açafrão).

Em uma frigideira com azeite frite inicialmente o paio e depois junte todos os outros ingredientes bem picados na faca.

Depois de macios, bata os legumes no processador com cerca de 400ml de água. Utilize a água da fervura ou do cozimento à vapor.


Coloque em uma panela, em fogo médio, o creme e junte a ele os ingredientes fritos. Cozinhe por mais 5 minutos em fogo média sempre mexendo para que não queime ou grude no fundo. Isso fará que os sabores se incorporem. Prove e acerte o sal.

O alho frito e a cebolinha são uma boa opção para finalizar o prato.

Dica: Coloque um punhado generoso de queijo minas da Canastra no centro do creme.


Bom apetite!


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rocky Road de Chocolate.

É uma receita fácil que dá um toque especial ao que já é muito bom, o chocolate. Torna-se uma sobremesa deliciosa principalmente se acompanhada com um bom vinho do Porto.

Derreta o chocolate em banho-maria em um recipiente de vidro ou metal secos. Em forno pré aquecido a 200ºC e por 5 minutos coloque a pimenta e as castanhas.


Ingredientes: 200gr de chocolate amargo, 1 pimenta dedo de moça ou vermelha sem sementes, 100gr de castanhas diversas (aqui usei do Brasil, antes chamada do Pará e de cajú), 50gr de frutas secas: dividi entre damascos e ameixas, um pedaço pequeno de torrone e um de goiabada cascão, cereja em calda e sementes de alecrim.


Bem picado: a pimenta e as sementes de erva-doce.
Picado em pedaços: damascos, ameixas, cerejas e as castanhas.
Em cubos: torrone e goiabada.

Reserve 1/4 e o restante misture ao chocolate. Deite sobre papel vegetal e espalhe bem para que fique numa camada uniforme por volta de meio centímetro. Polvilho o restante por cima e leve a geladeira até endurecer.

Quebre ou corte em pedaços do tamanho de uma bocada.


Bom apetite!


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Grits com camarão e linguiça de porco ao limão cravo.

Muito comum no sul dos Estados Unidos, grits é uma farinha de milho usada em pratos doces ou salgados. Para nossa receita usaremos do tipo preparada para polenta.


Dissolva a farinha em água fervendo, cerca de 500ml para 150gr. Cozinhe bastante e sempre mexendo para que não queime ou grude no fundo da panela, até provar e sentir que não tem mais gosto de cru. Essa farinha normalmente quanto mais cozida melhor fica. Se sentir que está muito grosso o creme deite água aos poucos. Adicione manteiga, cerca de 50gr e queijo ementhal, sempre mexendo, prove e acerte o sal. Reserve.


Ao lado já em uma frigideira, frite pedaços de uma boa linguiça de porco. Mas antes retire a carne da pele em pequenos pedaços.

Depois de bem frita, junte camarões previamente temperados com sal e pimenta chili em pó. Cuidado ao temperá-lo, linguiças costumam ser bem temperadas. Junte alho picado. Frite mais um pouco. Apague o fogo e com a frigideira ainda bem quente, adicione 15gr de manteiga em temperatura ambiente, cebolinha e suco de um limão cravo. Mexa bem para que libere todos os sabores que tenham ficado na panela.


Dica: Borrife água fervendo no grits antes de servi-lo. Isso dará uma "despertada" nele.


Bom apetite!