Translate

sábado, 23 de junho de 2012

Arroz finalizado no forno com legumes, carne e ovos.

Antes de começarmos esse prato, notarão a ausência de imagens que mostrem os ingredientes usados. Hoje precisei cozinhar rápido. Febre danada que me pegou.

O arroz de forno até onde vi ser feito em casa ou na casa de parentes e amigos, foi com as sobras de várias gêneros. Uma salada de legumes, o arroz, uma carne, um frango assado e por aí vai. Ou seja, não há uma receita específica que defina o que seria um arroz de forno.

Para o nosso não farei com sobras, iniciarei do zero. Porção para 3 pessoas: 1 xícara de arroz, um pedaço de 150gr de filé mignon, brócolis, ervilhas, cenouras, tomates, cebolinha, tudo a gosto, mas proporcionalmente. Coloque as quantidades para que se sinta todos os sabores. Nenhuma deve sobressair.



Em uma panela faça o arroz: cebola e alho refogados, adicione o arroz e frite tudo mais um pouco, água com um dedo acima, meia tampa e fogo brando. Quando ainda estiver úmido o arroz e já macio, ou seja, com um fio de água no fundo desligue o fogo. Não queremos um arroz ressecado ao sair do forno.



Em uma frigideira comece pela carne cortada em pequenos cubinhos. Frite-a previamente temperada com sal e pimenta. Adicione o restante dos ingredientes e frite mais um pouco. Agora misture na frigideira o arroz da panela. Acrescente 3 ovos crus misturados com um pouco d'água. Por cima adicione queijo minas ralado e um pouco de orégano.

Leve ao forno para finalizar a 250ºC por 10 minutos.


Dica: ao retirar do forno notará o ovo cozido e o aspecto de um grande omelete, então, antes de servir, misture tudo novamente, desmanchando os pedaços de ovo até que o arroz volte a ficar soltinho.



Bom apetite!



sexta-feira, 22 de junho de 2012

Charuto de frango com tomate.

Pedindo a devida licença aos árabes, vamos fazer uma variação do delicioso e tradicional charuto (mehchi mahfuf), feito com repolho ou até mesmo folha de uva e carne moída.


Para o nosso, substituiremos o repolho por couve, a carne por frango e o tomate irá picadinho junto ao recheio.

Asse o frango previamente temperado a seu gosto. Para o nosso, 6 coxas com pele, usei: sal, pimenta, shoyu, sementes de erva-doce, mostarda e uma colher rasa de açúcar mascavo. Depois de pronto, desosse e corte a carne em pedaços pequenos.


Misture ao frango uma xícara e meia de arroz lavado, cebola e tomates picados, uma pimenta dedo de moça moída e alho-poró. Acerte o sal, lembrando que o frango já veio temperado.

Passe as folhas de couve em uma panela com água quente para se tornarem maleáveis. Retire os talos e reserve-os. Faça porções com as mãos do recheio e enrole nas folhas.


Depois de fio longo de azeite, monte no fundo de uma panela os charutos e por cima coloque os talos, cebola em fatias e dentes de alho inteiros a gosto. Uma pimenta partida ao meio e sem semente pode ir junto. Coloque água quente do pré-cozimento das folhas até cobrir os charutos, mais uma pitada de sal. Fogo brando e meia tampa até a água abaixar.


Sirva com fatias de um bom pão italiano aquecido com azeite e orégano.


Bom apetite!



quarta-feira, 20 de junho de 2012

Salada com sardinha ao molho cremoso de gemas.

Uma das melhores fontes de cálcio, sem dúvida, é a sardinha enlatada, justamente pela conserva da carne e dos ossos do peixe.

Caso não deseje ver o vídeo completo, inicie aos 4 minutos:

Apesar de ser mais um dos alimentos que caíram no preconceito, além de nutritiva, é muito saborosa fazendo uma combinação com folhas, frutas e molhos.

Um exemplo de salada, comumente servida errada nos restaurantes e que leva peixe é a Caeser (fala-se: Sízar), só que neste caso: anchovas.

Começaremos nosso prato de entrada pelo molho:


Em uma panela coloque 50gr de manteiga, após derreter adicione aos poucos e sempre mexendo duas colheres rasas de farinha de trigo. Após incorporados adicione 500ml de leite e cozinhe até que não sinta mais o gosto de farinha crua. Coloque uma pitada de noz-moscada. Apague o fogo.

Misture em um copo 4 gemas (descarte as claras) com 10ml de água e adicione lentamente à panela para que o calor residual termine a cocção das gemas. Sempre mexendo ainda adicione suco de meio limão cravo pequeno. Tempere com sal e pimenta chili a gosto. Prove.


Para as salada: folhas de rúcula, maçã em cubos, rabanetes em fatias, tomates em rodelas e sardinha desmanchada com um garfo.


Em uma bacia coloque os itens acima com exceção do tomate. Coloque-o após passar na frigideira com um fio de azeite e alho frito. É importante aquecer o tomate para que libere, além de sabor, o licopeno.


Coloque um punhado no centro do prato e deite o molho por cima.

Dica: como se trata de um salada que leva dois tipos de proteínas, recomendo servi-la como entrada e não como acompanhamento.


Bom apetite!


terça-feira, 19 de junho de 2012

Creme de inhame, abóbora e queijo minas sobre bacalhau.

Cozinhe no vapor em uma proporção de 1 pra 1/2, inhame e abóbora. Depois coloque no processador e bata com água aos poucos para chegar à consistência desejada. Volte à panela, adicione queijo minas ralado na quantidade desejada. Prove e acerte o sal. Reserve.


Desfie lascas de bacalhau previamente dessalgadas. Em uma frigideira coloque azeite e começa a fritar a proteína.


Adicione: azeitonas em lascas, alcaparras (aperte-as para retirar o excesso de líquido), alho-poró, pimenta dedo-de-moça picada, cebola em fatias, tomates em cubos e alguns filezinhos de anchova desmanchados na faca. Frite por poucos minutos. Prove. Acerte o sal.


Coloque no fundo de uma assadeira o bacalhau e aperte para ficar bem compacto. Coloque por cima o creme e novamente por cima, polvilhe queijo parmesão ou o próprio queijo minas ou até mesmo a mistura de ambos. Asse por 10 minutos a 250ºC.


Ao servir, salpique cebolinha e alho frito.


Bom apetite!