Translate

terça-feira, 15 de maio de 2012

Acreditem, fica muito bom!

Domingo cedo, antes do almoço do dia das mães, corri na feira para me abastecer de queijo minas. “Treim bão sô” é chegar em umas das barracas em Uberlândia e provar do frescal ao curado. Rala-se o queijo na hora à escolha do freguês e depois de um bom papo com o produtor, basta virar-se para o lado e ver na barraca seguinte o polvilho doce caipira. Passa pra cá mais alguns quilos e terei pão de queijo garantido por um bom tempo.

Bom, isso foi só pra explicar o prazer de ter um queijo dessa qualidade que servirá como parte integrante do acompanhamento da seguinte receita.

Filé ao molho reduzido de café e pimenta, com batata bolinha recheada de purê ao azeite de manjericão e queijo da Canastra.

Esse prato é pra quem gosta de uma carne macia e ao ponto. Alguns tipos de carne não devem ter uma cocção prolongada para não perderem o suco e a maciez.


Primeiramente vamos cozinhar as batatas com casca e retirar com um boleador uma parte interna das batatas. Reserve o miolo para o purê. Em seguida vamos salteá-las na manteiga de garrafa para deixar levemente crocante por fora.

Com a parte retirada da batata, amasse, misture com leite, manteiga e queijo minas. Prove e adicione o sal após o queijo. Adicione um pouco de azeite de manjericão. Prove, acerte o sal e reserve.

Vamos temperar o filé na hora de levar à frigideira com sal e pimenta. O sal desidrata a carne por isso o sal entra no último momento.

Em uma frigideira pré-aquecida, coloque o filé e observe sua cocção pela lateral. O ponto de virar é quando a cor muda do meio pra baixo. Faça o mesmo processo do outro lado e estará pronto.


Nessa mesma frigideira, adicione café pronto sem açúcar. Essa etapa deve ser cuidadosa, afinal café é um produto de sabor aguçado e tem grandes variações de sabor e qualidade. Se exceder certamente ficará bem ruim. Adicione um pouco de manteiga para engrossar. Não pode parar de mexer e nem deixar esfriar antes de servir, caso contrário o molho deixa de ficar homogêneo. Adicione pouqíssima pimenta e acerte o sal. Pode-se engrossar esse molho com amido ao invés da gordura.



Recheie as batatas com o próprio purê. Assim teremos aqui duas texturas do mesmo alimento e com sabores diferentes.

Sirva e....



Bom apetite!


Um comentário:

  1. Amei essa nova invenção. Eu, que nem gosto de café, adorei o resultado final. É como uma mensagem subliminar. Você vai saborear bem ao fundo um quê de cafeina e vai querer fazer um café fresquinho depois.

    ResponderExcluir