Translate

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Garatuja sertaneja.

Este prato, extremamente saboroso, trata-se de uma releitura da culinária americana. O desjejum dos cowboys que precisam de uma alimentação reforçada para enfrentarem a labuta com força e disposição.

E por ser mais calórico, vamos tratar como uma das refeições principais do dia.

Em uma panela aqueça água até ferver, junte farinha preparada para polenta. Lembrando que elas costumam vir com sal.


Faça uma massa consistente sempre mexendo. Acrescente manteiga de garrafa e cozinhe bastante. Quanto mais cozida, mais saborosa ficará. Reserve.

Retire a pele de uma boa lingüiça suína, desmanche-a e coloque em uma frigideira. A quantidade é ao seu gosto e proporcional à quantidade de massa que cozinhou.


Adicione bacon em cubos, escolha um que contenha mais carne que gordura. Acrescente cebola e pimenta chili em pó. Esse preparado fica gostoso bem acentuado na pimenta. Frite bem tudo.

Dica: Frite junto aos ingredientes, folhas de alecrim e erva doce. Podem ser do tipo desidratada, apenas moa um pouco com a faca ou martelo de cozinha.

Vamos juntar os ingredientes. A lingüiça frita e a massa de polenta. Volte ao fogo baixo e mexa bastante, sem interromper até que fique um conjunto bem consistente. Prove e acerte o sal.


É necessário colocar em uma forma untada e levar à geladeira ou ao freezer, apenas para que perca calor. Isso fará com que se torne mais uniforme e não desmanchará na próxima etapa.

Coloque um pouco de gordura em uma frigideira. Retire a massa da geladeira e fatie. Vamos fritar até dourar.

Sirva com um ovo frito por cima de gema mole.

O sabor é fantástico!


Bom apetite!


2 comentários:

  1. Imagina uma polenta frita. Agora imagina uma linguiça bem apimentadinha. Depois coloque em cima a gema do ovo bem molinha. Não consegue nem imaginar? Não dá mesmo. É um sabor indescritível. Coisa que você jamais provou.
    Não morra antes de experimentar.

    ResponderExcluir
  2. Experimente também com ovo cozido. É só colocar um ovo na água fria e depois que ferver, deixar por mais 1 minuto. Ele fica molinho por dentro. Aí você derrama sob a polenta. Hummmmm. Irresistível.

    ResponderExcluir