Translate

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Filé de peixe com crosta de farinha de polenta, milho crocante e rúcula.

Já podemos começar recomendando um peixe menos gorduroso. Apesar de se tratar de fritura, vamos deixar o mais sequinho possível.

Hoje busquei bem cedo no mercado dois peixes médios Saint Peter e mais alguns ingredientes.

Limpe bem o peixe em água corrente e tire a pele. Coloque-o em leite e coalhada por cerca de meia hora. Esses líquidos darão uma textura mais suave à proteína. Reserve na geladeira. Peixe é muito perecível, manipule com atenção.


Usei milho em grãos desses que compramos congelados no mercado. Entre o da espiga fresco e os enlatados, essa é melhor opção. Coloque em água fervente para que amoleça, escorra a água e coloque em uma frigideira teflonada. Adicione pouca manteiga de garrafa, cebola e azeitona em fatias e frite bem até ficar crocante, sempre salteando. Acerte o sal. Depois de pronto adicione cebolinha picada.

Para empanar use farinha preparada para polenta. Adicione pouco sal, já que esse tipo de farinha normalmente já vem com sal, mais pimenta chili em pó e lemon pepper. A pimenta que contém no tempero lemon pepper é a do reino e esse tipo não é para deixar picante mas para aromatizar.

Retire os filés da marinada e cubra com o preparado de farinha. Frite em pouco azeite em uma boa frigideira anti-aderente.


Sirva com folhas de rúcula e uma fatia de limão.


Bom apetite!


3 comentários:

  1. É claro que a receita é espetacular...mas um bom amigo não vai deixar passar em branco uma foto pequena, contudo não menos chamativa...A loira da foto é a Musa do Tcham???? Você deixou Helen?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Pois foi ela mesmo quem tirou a foto... Oxi! É Carlinha sim meu rei!

      Excluir