Translate

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Arroz integral de açafrão na panela de ferro, com carne serenada, alcaparras, ervilhas, cenoura, tomate e passata.

Para quem acredita que arroz integral é comida só de veganos, vegetarianos ou macrobióticos e que é sem graça e difícil de descer... errou! Pode ser um prato extremamente saboroso e saudável. A maior diferença entre o arroz branco e o que usaremos está nas fibras que o integral possui. 

Lave o arroz normalmente. Na panela de ferro, coloque um pouco de banha de porco e azeite. A mistura das gorduras é feita, pois vamos fritar bastante o arroz antes de deitar água.

Doure bem o arroz, quase ao ponto de aparecer pequenas manchas de tostado, sempre mexendo pra que não grude na panela. No meio desse processo adicione a carne serenada cortada em cubos médios. Lembra da nossa carne? http://lemonpeppercuisine.blogspot.com.br/2012/04/faca-sua-propria-carne-de-sol.html). Não esqueça de dessalgar antes de usar.


Adicione cebola picada e alho em fatias mais grossas. Coloque pimenta vermelha ou dedo de moça sem sementes, bem picada. Nivela água a 2 dedos acima do arroz. Adicione açafrão e prove o líquido. Acerte o sal. 

Corte cenouras em rodelas finas e partidas ao meio. Um ou dois tomates em cubos grandes. Pique um pouco de alcaparras, depois de espremê-las para retirar o excesso de líquido, geralmente um pouco salgado devido à conserva. Junte as ervilhas e reserve tudo junto. 


Assim que á agua baixar acrescente novamente a mesma quantidade de líquido e some ao arroz os ingredientes que estavam reservados e um pouco de molho de tomate italiano. Prove e acerte o sal se necessário.


Dica: Arroz se cozinha em fogo baixo com a panela semi-tampada. 

Dica2: Para esse prato não seque totalmente a água na cocção, deixe o fundo bem umedecido. Antes de servir, acrescente cebolinha e dê uma boa misturada com a colher.


Bom apetite!

3 comentários:

  1. Provei e aprovei. Dá aquele sabor de conforto, da comida caseira quentinha.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma versão do arroz carreteiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arroz de carreteiro bom mesmo é com carne de churrasco. Quem venham as sobras! Em breve faremos um! Abs

      Excluir