Translate

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cuscuz ao modo paulista.

A principal diferença entre o modo mineiro e o paulista de se fazer o cuscuz está na proteína usada. No primeiro caso usa-se frango. Para o nosso paulista usaremos camarão e filés de anchova em conserva.

Tempere os camarões com sal e um pouco de limão. Em uma panela doure-os em azeite de urucum. Reserve alguns para decorar no final. Adicione cebola e alho e frite mais um pouco. Acrescente molho de tomate italiano, ervilha, tomate sem semente cortados em cubos, alguns filés de anchovas picados na faca e pimenta chili.

Deixaremos o palmito mais para o final para não desmancharem na panela. Acrescente farinha de milho até dar consistência de pasta. Sempre mexendo, prove até sentir que não está mais com sabor de crua. Se necessário, adicione água aos poucos para ajudar na cocção. Corrija o sal e sinta a textura. Assim que chegar ao ponto acrescente o palmito.

Unte uma forma para cuscuz com azeite, coloque fatias de ovos cozidos no fundo, ou rodelas de palmito. Esta etapa fica ao gosto artístico do cozinheiro. Coloque o cuscuz na forma e com o auxilio de uma colher pressione para que fique bem firme, compactado.


Caso grude nas costas da colher vá passando em água. Espere esfriar um pouco antes de desenformar.


Bom apetite.



Um comentário: