Uma das melhores fontes de cálcio, sem dúvida, é a sardinha enlatada, justamente pela conserva da carne e dos ossos do peixe.
Caso não deseje ver o vídeo completo, inicie aos 4 minutos:
Apesar de ser mais um dos alimentos que caíram no preconceito, além de nutritiva, é muito saborosa fazendo uma combinação com folhas, frutas e molhos.
Um exemplo de salada, comumente servida errada nos restaurantes e que leva peixe é a Caeser (fala-se: Sízar), só que neste caso: anchovas.
Começaremos nosso prato de entrada pelo molho:
Em uma panela coloque 50gr de manteiga, após derreter adicione aos poucos e sempre mexendo duas colheres rasas de farinha de trigo. Após incorporados adicione 500ml de leite e cozinhe até que não sinta mais o gosto de farinha crua. Coloque uma pitada de noz-moscada. Apague o fogo.
Misture em um copo 4 gemas (descarte as claras) com 10ml de água e adicione lentamente à panela para que o calor residual termine a cocção das gemas. Sempre mexendo ainda adicione suco de meio limão cravo pequeno. Tempere com sal e pimenta chili a gosto. Prove.
Para as salada: folhas de rúcula, maçã em cubos, rabanetes em fatias, tomates em rodelas e sardinha desmanchada com um garfo.
Em uma bacia coloque os itens acima com exceção do tomate. Coloque-o após passar na frigideira com um fio de azeite e alho frito. É importante aquecer o tomate para que libere, além de sabor, o licopeno.
Coloque um punhado no centro do prato e deite o molho por cima.
Dica: como se trata de um salada que leva dois tipos de proteínas, recomendo servi-la como entrada e não como acompanhamento.
Bom apetite!
Aprovadíssimo.
ResponderExcluir